sábado, 3 de julho de 2010

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS


Masetto (2006) descreve que estamos entendendo e utilizando o potencial de toda a informática e outros recursos e linguagens digitais para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Temos as ferramentas tecnológicas de chats, grupos ou de lista de discussão, e-mail, entre outros. Cada ferramenta possibilita interações e resultados eficazes.

As ferramentas tecnológicas estão aí para tornar a relação do mediador/professor com os alunos muito mais próxima do que se possa imaginar, desde que bem utilizadas, a fim de criar um ambiente democrático e favorável à construção do conhecimento. A máquina está a serviço do indivíduo e não o contrário. A valorização é humana, por isso não temos nada a temer. Garante Demo (2008, p.13) que “O protagonista das novas habilidades do século XXI não é propriamente o avanço tecnológico, por mais que isto seja decisivo. É o professor. A melhor tecnologia na escola ainda é o professor”.

6 comentários:

  1. Oi Célia, acredito nas ferramentas, mas creio muito mais na importância da sensibilidade e disponibilidade afetiva do mediador. É necessário se estabeler laços afetivos nessa relação virtual. Beijocas, Cely

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Célia!
    Realmente as ferramentas tecnológicas são importantes para a relação do professor mediador e alunos, mas se a afetividade não estiver presente, a construção do conhecimento não ocorre com tanta eficiência.
    Beijos!
    Luanne

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Célia,

    Parabéns pelas questões pertinentes que você apresenta em seu Blog. Como bem afirma Demo (2008)"saber ler, escrever e contar tornou-se habilidade secundária", as ferramentas tecnológicas estão se efetivando a cada minuto no cotidiano e na vida das pessoas com tanta rapidez, que não dar mais para pensar se vai ou não utilizá-las.
    Abração,
    Nitecy

    ResponderExcluir
  6. Olá Professora Célia!!
    As ferramentas tecnológicas constituem um meio de melhorar a participação dos alunos na aula e o professor passa automaticamente por um reposicionamento atuando como um facilitador do processo de ensino e aprendizagem. E para isso nós precisamos criar um ambiente de aprendizagem que integre ensino e pesquisa, onde os alunos exercitem constantemente a comunicação e a colaboração.
    Um abraço nazareno cheio de luz!
    Almira Bernardo-PE

    ResponderExcluir